PotterMore

 

“Eu poderia certamente escrever um oitavo, nono ou décimo livro, eu não vou dizer que não vou, não acho que vá – sinto que está resolvido, mas nunca se sabe”

- JK Rowling

- PotterMore, o que é?

Antes de tudo, gostaríamos de deixar claro que reunimos aqui FORTES PROVAS sobre a misteriosa Pottermore. Não há nada oficialmente anunciado, mas informações oficias já estão na internet. Nesta seção, saiba todas as evidências que sustentam que o próximo projeto literário de J.K. Rowling, envolvendo o universo de Harry Potter chama-se Pottermore!

A equipe do Clube do Slugue encontrou em sites oficias de patentes em vários países a marca Pottermore registrada pela Warner Bros.

 

Cronologia dos fatos:

- 24 de dezembro de 2006 – Divulgação do título “Harry Potter e as Relíquias da Morte”

Para quem acompanha a série há um tempo razoável e esperava ansioso pela divulgação do título do último livro da saga Harry Potter, J.K.Rowling deu um belo presente de Natal. No dia 24 de dezembro de 2006, ela atualizada a seção “da porta” de seu site oficial, que sempre serviu como base para divulgar novidades ou oferecer extras sobre o mundo potteriano, com uma espécie de jogo da forca, cujas palavras formavam o título “Deathly Hallows”. Após algumas horas de análise, a equipe do ClubedoSlugue.com, que na época contribuía com outro site potteriano já extinto, descobriu uma série de títulos registrados na mesma data, alguns deles com ligação direta com as tramas dos livros e outros que, apesar de pertencerem a série, não faziam sentido algum.

Para os fãs mais antigos, foi assim que títulos como Harry Potter and the Pyramids of Furmat e Harry Potter and the Chariots of Lights foram indicados por fãs como possíveis títulos para os futuros livros: registrados em 2000, eles poderiam ser opções para os títulos do quinto, sexto e sétimo livros, já que a história destes ainda era desconhecida. Posteriormente, vimos que isso não passou de um blefe da autora que, conhecendo seus fãs, sabiam que, mais cedo ou mais tarde, eles teriam acesso aos títulos. Tanto que, para registrar Deathly Hallows, Jô Rowling registrou vários outros títulos no mesmo dia, como Hallows of Hogwarts.

Estes títulos foram registrados, na verdade, como uma forma de segurança por parte de J.K.Rowling e Warner Bros., já que as marcas registradas ficam sempre visíveis nos sites de patente de seus respectivos países para quem quiser consultá-las.

Conhecendo a esperteza de seus fãs, a autora sabia que haveria a possibilidade do nome de seu último livro vazar antes do tempo. Então, ao registrar títulos falsos, mas que possuíssem ligação com a série, J.K.Rowling conseguiria manter segredo sobre o nome de seu último livro mesmo se alguém pesquisasse no site de marcas registradas, já que haveriam diversos possíveis títulos. Para ver a matéria, de 2006, repostada no fórum Harry.com.br, clique aqui.

- 31 de maio de 2007 – The Wizarding World of Harry Potter

As pesquisas iniciais sobre o título Deathly Hallows levaram a equipe do ClubedoSlugue.com a ficar atenta aos registros de marcas e patentes no decorrer dos anos. Se houvesse alguma novidade no decorrer dos anos com relação à saga Harry Potter, como o lançamento de um livro, ele teria de imediatamente ser registrado como marca registrada, como forma de proteção. E não estávamos errados.

Em 2007, foi registrado o título “The Wizarding World of Harry Potter”, que, como todos sabem, é o nome do parque temático da série. Porém, o registro de proteção do nome estava incluído em categorias diferentes das dos livros. Isto é óbvio: sendo um parque, a proteção do título tem que estar mais relacionada a brinquedos, presentes, camisetas, shows, bebidas. Além disso, não seria necessário registrar o título em outros países que não os Estados Unidos e o Reino Unido, já que o parque teria pouca relação com eles. Também não era segredo que o novo parque temático que estava sendo construído se chamaria “The Wizarding World of Harry Potter”. Este também poderia ser um possível título para enciclopédia potteriana já comentada por J.K.Rowling na época, mas como esse título não registrado em países com bastante fãs, como o Brasil, era mais provável que ele se referisse somente ao novo parque temático.

- Maio e Setembro de 2009: Declarações sobre a Enciclopédia

Além dos registros da Warner, o que comprova que, no mínino, existe algum projeto desconhecido pelo fandom envolvendo a série, há uma série de declarações envolvendo a enciclopédia, dadas por pessoas próximas a J. K. Rowling, em períodos curtos antes e após o registro da patente:

* Exclusive: Friend spills beans on JK Rowling’s latest Harry Potter book: http://www.dailyrecord.co.uk/showbiz/2009/09/13/exclusive-friend-spills-beans-on-jk-rowling-s-latest-harry-potter-book-78057-21669831/

* J.K.Rowling working on Encyclopedia, says Ian Rankin: http://www.mugglenet.com/app/news/show/2797

- 15 de julho de 2010 – ClubedoSlugue.com leva ao mundo o Pottermore

Contudo, em 2009, depois de muitos anos, uma nova marca foi registrada pela Warner Bros.

POTTERMORE

Pottermore (algo como “Pottermais” em tradução direta) foi o último termo registrado em patente por J.K.Rowling, feito em 21 de julho de 2009. Além do registro no site britânico de patentes, o registro Pottermore aparece registrado em diversos outros sites de patente pelo mundo, inclusive na Argentina e Brasil!

Além disto, todos os principais domínios Pottermore já estão registrados, como uma tentativa de impedir que alguém registrasse, como pottermore.com, pottermore.co.uk, pottermore.net, pottermore.com.br, pottermore.com.fr! E todos pela MESMA empresa, a NetNames!

Baseado em declarações de J.K.Rowling sobre o fato dela querer escrever uma enciclopédia potteriana, o seu processo contra Steve Van der Ark e suas declarações após o lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, o ClubedoSlugue.com concluiu que Pottermore deduziu que Pottermore provavelmente se referia a enciclopédia sobre os bastidores e curiosidades da série, já que o próprio nome sugere algo a mais.

- 1º de outubro de 2010 – J.K.Rowling vai a Oprah

Você é uma autora mundialmente famosa, bilionária, mas também conhecida por ser muito discreta e de poucas aparições na mídia. Depois do lançamento de seu último livro, você inicialmente descarta a possibilidade de escrever novos livros, mas, com o decorrer dos anos, passa a declarar esporadicamente que a possibilidade não está totalmente descartada. Notas em jornais importantes passam a afirmar que você está trabalhando em uma enciclopédia, amigos escritos dizem o mesmo e, no twitter, você diz que “sua prioridade é a caneta e o papel”. Contudo, você passou anos abafando o fato de estar escrevendo um novo livro, fez um jogo de não afirmar, e também não desmentir, e precisa, agora, deixar bem claro ao mundo todo que a possibilidade de um novo livro é real, para ninguém ser pego totalmente de surpresa.

Qual é a melhor maneira de fazer isso? Sendo entrevistada pela apresentadora mais poderosa do showbusiness no programa de maior repercussão mundial: The Oprah Winfrey Show!

- 13 de dezembro de 2010 – A Concepção de Arte Pottermore: a especulação torna-se real

Todos nós sabemos hoje que a internet é um veiculo fundamental na divulgação de qualquer novidade, ou qualquer assunto, principalmente pela velocidade na circulação de informações e no grande número de pessoas elas atingem.

Atualmente, é imprescindível para grande e pequenos autores, cantores, modelos e qualquer assunto que envolva diretamente um público, este tenha um espaço na internet. Não sera diferente, é claro, de um projeto secreto como o Pottermore.

Um projeto como o Pottermore, que será a publicação mais recente de J.K.Rowling depois de vários anos, precisaria de um projeto virtual muito bem desenvolvido, já que trata-se de uma franquia que envolve milhões de dólares em lucros.

Seria perfeitamente normal, portanto, se a Warner tivesse solicitado “em off” para que grande designers, publicitários e webdesigners criassem os projetos de arte do Pottermore e de seu veículo virtual. E isto foi e está realmente sendo feito!

Ewan Gee é um diretor artístico de Londres que já foi responsável por vários designers de campanhas publicitárias de diversas marcas mundiais, como LG, Renaut, Whiskas e HP, possuindo uma página, que pode ser vista clicando aqui, na qual ele divulga seus trabalhos. Há cerca de quinze dias, através de uma pesquisa, descobrimos que ele estava divulgando um projeto cujo nome era “Pottermore concept: Harry Potter’s website”, que inclusive estava visível em sua homepage de projetos. Era a primeira imagem do Pottermore!

Primeira imagem

Contudo, se você é daqueles que não acham que uma imagem vale mais do que mil palavras, a real confirmação de todas as informações está na última parte de nosso dossiê. O que vem a seguir é o sonho de esperança para todos os fãs potterianos no mundo todo, que, assim como nós do ClubedoSlugue.com, cresceram com Harry Potter e acham que a magia não terá fim. Como presente de natal, nós do ClubedoSlugue.com confirmamos agora, a você a existência do Pottermore, que, se antes foi divulgado por nós como um forte rumor, agora é um livro concreto sendo desenvolvido por J.K.Rowling.

- 20 de dezembro de 2010 – Mais Força para o Rumor

Na internet, quando um determinado projeto é lançado pela internet, geralmente compra-se um domínio, que seria o endereço do qual o site será acessado pela internet, com o mesmo nome do projeto. Isso é bem óbvio para a maioria dos fãs potterianos, que conhecem bem a internet, mas também é de conhecimento geral que, quando o projeto é grande ou há grandes empresas por trás dele, costuma-se comprar todos os tipos de domínio com o mesmo nome, a fim de evitar que, no futuro, uma outra pessoa adquira o nome do domínio e o use para outros projetos, obtendo lucros e dando prejuízos para dono do projeto. Um bom exemplo disto é o Google e os sites oficias de Harry Potter pelo mundo, já que cada país possui seu próprio site.

Na divulgação inicial do Pottermore, nós já havíamos chamado a atenção do público para os diversos registros dos domínios com o nome Pottermore, todos registrados pela mesma empresa, a NetNames, gigante no mercado de domínios.

Contudo, recentemente, houveram alguns registros de domínio extras que, junto com a informação final desse dossiê, são fortes provas de que o Projeto Pottermore continua a ser desenvolvido, e que baseado nos dados a seguir, se trata de um livro que será publicado em vários países.

Recentemente, foram registrados pela NetNames dois tipos de domínios fundamentais para a confirmação do novo livro Pottermore: www.my-pottermore.com e www.pottermorestore.com (e seus semelhantes com terminação .org, .net, .info, e .biz).

As palavras “store” e my” já seriam suficientes para se deduzir que Pottermore se trata de algo “físico”, já que, se Pottermore fosse um website especial da série Harry Potter, e não um website que represente um livro, não faria sentido registrar um domínio cujo significado é “meu pottermore”. Contudo, são as informações disponíveis sobre os registros que confirmam a existência do novo livro de J.K.Rowling: Potermore!

Quando pesquisamos as informações referentes aos registros do domínio www.mypottermore.com, disponíveis pelo site http://www.organideia.com, vemos que, além do domínio ser registrado pela NetNames, o nome da empresa responsável pelo registro é Eel Brook Studios. Se tiver alguma dúvida, faça você mesmo a pesquisa através do link http://www.organideia.com/joaonunes/whois/whois.php , digitando no espaço de pesquisa “mypottermore”.

Ao fazer uma rápida pesquisa sobre a empresa Eel Brook Studios, descobrimos que ela se trata da agência literária de um tal Christopher Little.

Registrant:

POTTERMORE LIMITED
10 Eel Brook Studios
125 Moore Park Road
LONDON LONDON
SW6 4PS
UK

E QUEM É CHRISTOPHER LITTLE? O AGENTE LITERÁRIO DE J.K.ROWLING!

Todas as informações sobre Christopher Little e a podem ser lidas através deste link

http://www.jkrowling.com/textonly/en/links_cl.cfm

do website oficial de J.K.Rowling!

 

- 30 de Dezembro de 2010 – Enhanced Editions

Ao publicarmos em Julho de maneira exclusiva as notícias sobre o projeto Pottermore, também descobrimos que o twitter @pottermore já havia sido registrado e que a conta havia sido bloqueada pelo seu dono. Porém, se você visitar a conta hoje, é possível ver que pottermore está seguindo uma conta no twitter: @enhancededitions. A Enhanced Edition é uma editora cujo trabalho é disponibilizar legalmente livros em formato virtual para o Iphone, um serviço que a editora Bloomsbury não oferece. Então, sendo verdade, é provável que Pottermore também seja disponibilizado nesse formato.

E tem mais!

Enquanto a maioria dos fãs de Harry Potter ou não ficou sabendo da notícia graças a “pouca” divulgação na época, ou achou que se tratava apenas de um forte rumor, a Warner, a Eel Brook Studios e J.K.Rowling trabalhavam no Pottermore! Como o ClubdoSlugue.com afirmou em sua primeira reportagem sobre o Pottermore, seria provável que Pottermore, que significa Pottermais ao pé da letra, se referisse a enciclopédia. E adivinhem qual domínio foi registrado recentemente, no dia 10-11-2010?

 

WWW.POTTERMAIS.COM E WWW.POTTERMAIS.COM.BR

Ou seja: o ClubedoSlugue.com revela também, ao fandom brasileiro, que Pottermais será o nome oficial do novo livro de J.K.Rowling aqui no Brasil!

Todas as informações expostas nesse dossiê foram auferidas através de pesquisas simples feitas pela equipe do Clube do Slugue e seus resultados podem ser visualizados por qualquer pessoa. Nenhuma delas não possui link original ou instruções de como acessá-la. Portanto, em respeito ao nosso trabalho e ao fandom brasileiro e mundial, pedimos que publiquem essa informação, dando a digna menção ao ClubedoSlugue.com. Vamos fazer valer a força do fandom potteriano, vamos levar a alegria de um novo livro a todos! Pois agora, a magia está definitivamente viva!

Links e Fontes:

POTTERMORE (site de patentes britânico).
http://www.ipo.gov.uk/types/tm/t-os/t-find/t-find-number?detailsrequested=C&trademark=2521949

Pottermore (registro de patentes argentino).
http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:2GmRr9TMZ98J:www.inpi.gov.ar/pdf/marcas/m2928.pdf+%22pottermore%22&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgK3rq2dPab5nalnR_Lese9GVnyVAbDqDYGMiN9kaZgEVXUize5DDxbQVA_CWCwGFExSpVe6K6PLTEIhHTFoXQIeOHYo0-1E_1Ihz86ixb90PhowQhHTQN-P_hJpSTmCR-9WrOJ&sig=AHIEtbTzk_3ZyijuhgiJEjRP5YPon2iKqw

Pottermore (registro de patentes brasileiro).
http://www.inpi.gov.br/principal?navegador=Firefox&largura=1280&altura=768

Registro de domínios simultâneos no mesmo dia
.
http://www.isdndata.com/2009-06-26/15.html

- Alguns domínios registrados pela WB

www.harrypottermore.com (Registrado em 09-06-2010)
www.pottermoreshop.com (Registrado em 23-09-2010)
www.mypottermore.com (Registrado em 05-11-2010)
www.my-pottermore.com (Registrado em 10-11-2010)
www.pottermoreonline.com (Registrado em 08-11-2010)
www.pottermore-online.com (Registrado em 09-11-2010)
www.pottermorestore.com (Registrado em 05-11-2010)
www.pottermehr.com (Pottermore em alemão, registrado em 10-11-2010)
www.pottermais.com (Pottermore em português, registrado em 10-11-2010)
www.pottermas.com (Pottermore em espanhol, registrado em 10-11-2010)

O ClubedoSlugue.com descobriu o registro de mais um domínio, talvez o mais importante descoberto até hoje. E nós o apresentamos ao mundo, agora:

www.pottermorebooks.com

Ao que parece, Pottermore não se refere a somente um livro, mas sem a uma nova coleção! O domínio com a nomeação “pottermorebooks” foi registrado em todas as terminações possíveis importantes (.com, .us, .net, .info, .biz e .org) e temos até versão brasileira:

www.pottermorebooks.com.br

REGISTRADO EM 08-11-2010

Agradecimentos especiais: Juh  (@MrJuhnovaes) e equipe Clube do Slugue.
About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

10 respostas para PotterMore

  1. Markiim disse:

    Woow, é uma ótima especulação: Se baseia em fatos, o que torna a idéia mais Forte!

  2. Kezia Martins disse:

    Que massa *.*
    Imagino o trabalho que deu juntar toda essa informação…
    É isso ai, contra fatos não há argumentos =)

    HPB ♥

  3. angelica disse:

    é massa gostei mutio pois sou uma poteriana de carteirinha

  4. JehMelo disse:

    haha, e é verdade mesmo, a gente viu isso hoje, tia Jo eu te amo ♥

  5. No Canal YouTube , o tempo no vídeo está definido para 00:09 / 01:13 que (conhecendo J.K.) é provavelmente uma mensagem subliminar. Se for, então eu acho que é uma data. E se é uma data, então é 01 de setembro de 2013. Bem, essa data passa a ser primeiro dia James Potter II na Escola Hogwarts de Magia e Bruxaria. Vc’s estão pensando oque eu estou pensando??

  6. Camila Aparecida dias de melo disse:

    eu adoro essa ideia , eu vou curtir bastante…uhuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuPOTTERMORE.

  7. CAMILA disse:

    eu gosto muito do harry !eu so a poterriana angelica sabe pq ?eu tenho todos os filmes dele !o meu quarto é cheio das fotos dele. cartaz de filmes, lençol do harry,bonecos do bem e do mal.Vil e acho que vc nao tem isso ?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s